Tuesday, April 24, 2012

Pães saudáveis na capa da Revista Saúde de dezembro Dicas de Alimentação


A publicação da Editora Abril traz receitas que acrescentam grãos e cereais integrais às massas, que tornam esse alimento básico e conhecido há séculos um poderoso aliado contra a obesidade e as doenças cardiovasculares.
As fibras presentes nestes ingredientes ajudam a manter a sensação de saciedade, evitando que se exagere no consumo dos alimentos, auxiliando, assim, na manutenção do peso ideal. As mesmas substâncias são benéficas para regularizar o funcionamento do intestino e, no caso dos grãos integrais, ricos em vitamina B.

 Alguns destes grãos ainda são ricos em nutrientes, como o ômega 3, conhecida como uma gordura boa, que protege as artérias e está presente na linhaça, um dos ingredientes que a revista destaca em suas receitas e que também é rica em vitamina E, nutriente com ação antioxidante.
A matéria indica ainda acrescentar aos pães que beneficiam a saúde:
Aveia:
Rica em cálcio e fibras, a aveia proporciona o bom funcionamento intestinal, controla a glicemia e favorece a diminuição do colesterol ruim.
Quinoa:
Este grão originário dos Andes tem alta concentração de aminoácidos essenciais, magnésio, potássio, zinco e manganês. Fornece energia, fortalece o sistema imunológico, controla a pressão arterial e a função cardíaca.
Chia:
A chia vem ganhando espaço em todas as publicações semelhantes pelas suas propriedades conhecidas desde os povos pré-colombianos. É também uma semente rica em ômega 3, ajuda a diminuir o colesterol ruim e a controlar o peso, graças às suas fibras solúveis, que promovem maior sensação de saciedade quando hidratadas durante a digestão.

No comments: