BABY S MAMAE DE 1 VIAGEM

Pensando em praticidade.


Para quem assim como eu ja esta naquela fase de comprar os artigos de bebe ai vai uma dica. Estava na duvida entre o berco normal e os desmontaveis. Claro e sai pesquisando com as mamaes ja experientes e descobri que a maioria recomendava os bercos desmontaveis. Mesmo as mamaes que ja haviam comprado os bercos tradicionais. Falavam do beneficio dos desmontaveis.
Uma coisa que me chamou a atencao sobre e que alem de ser muito mais pratico e mais higienico e pode ser usado como cercadinho depois. Achei massa demais. Dentro os que eu pesquisei no quesito preco a Toys R us tem uns muito bons comecando com 59.99 e indo ate 200. Mas o que mais me chamou a atencao foi o da foto ao lado que esta por 109. 


A mesma loja conta com esse carinho que na minha opiniao vendo custo beneficio e bem legal. Esta em promocao e ja vem com o ovo para voce colocar no carro bem legal mesmo.
O valor e bem interessante se comparado aos demais que chegam ao absurdo de 400 ou 500.
O valor do carrinho ao lado e de 109. Assim como o berco.







Perdendo peso apos o parto
Para as mulheres que acabam de dar á luz, voltar ao peso que tinham antes de engravidar pode ser um verdadeiro problema.

É preciso adoptar uma alimentação equilibrada e ao mesmo tempo garantir a qualidade e a quantidade de leite produzida - para uma amamentação adquada.
Agora que o bebé nasceu, emagrecer aqueles quilos que ganhou com a gravidez pode ser o seu novo objectivo. Ainda que a maioria do peso que se ganha durante a gravidez seja devido ao peso do bebé, por vezes aquelas desculpas que se dão durante a gravidez de que o desejo de comer qualquer coisa hoje, outro desejo de comer qualquer coisa amanhã seja justificável, fazem com que os quilinhos comecem a acumular, e só depois do parto é que se notam realmente os “desejos acumulados”. Todas as mulheres ganham peso durante a gravidez. O normal será que aumentem entre 9 a 12kg, mas existem casos em que este aumento é muito superior, podendo chegar aos 22kg.
O período pós-parto dura aproximadamente de seis a oito semanas e só termina com o regresso das menstruações
Mas isto não é motivo para desistir de emagrecer, muito pelo contrário! É mais um momento para recuperar a silhueta, mas sempre de uma forma equilibrada e saudável. Alguns médicos e nutricionistas são da opinião que uma mãe, depois de dar à luz, deve voltar ao seu peso 9 meses depois. Isto claro se tiver a tendência para emagrecer.
Os principais factores determinantes para o aumento do peso durante a gestação estão associados ao estilo de vida no período pré e pós-parto. O período pós-parto (também chamado de puerpério), dura aproximadamente de seis a oito semanas e só termina com o regresso das menstruações. É um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.
A dieta pós-parto
Quando é feito um parto natural, a alimentação pode ser feita normalmente após o término dos efeitos da anestesia. Ou seja, a alimentação vai estar a cargo da instituição, com a supervisão de um nutricionista e de acordo com as preferências da recente mãe. Já quando se faz uma cesariana, a alimentação deverá ser iniciada gradualmente após seis horas e deve ser de fácil digestão, equilibrada em nutrientes e fibras para favorecer o funcionamento do intestino e a adequada produção de leite.
O peso corporal no pós-parto
Imediatamente após o parto, sucede naturalmente a perda de peso, aproximadamente cinco quilos, pela saída do recém-nascido, placenta, líquido amniótico, sangue e outras secreções e substâncias.
Esta redução permanece pelos dias seguintes, com a eliminação de líquidos que estão retidos no organismo e a normalização das funções intestinais.
Coma todos os dias uma boa quantidade de frutas, legumes e vegetais. São excelentes fontes de vitaminas, sais minerais e fibras
Para perder peso após o parto é importante:• Não fazer dietas malucas e restrições alimentares.
•Manter uma alimentação saudável sob a orientação de um nutricionista.
• Evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como por exemplo, leite gordo, natas, queijos amarelos, molhos industrializados, salgadinhos, bolos, bolachas e biscoitos recheados e preparações gratinadas.
• Utilizar métodos para cozinhar que adicionam pouca ou nenhuma gordura, como assar, grelhar e cozinhar a vapor.
• Evitar a gula! O indicado é fraccionar as refeições ao longo do dia e ter cuidado como tamanho das porções que se come.
• Assim que houver recomendação médica saia com o bebé para caminhar pela sua zona ou pelo parque. Assim que tiver disponibilidade faça exercícios, por exemplo, bicicleta ou andar na passadeira em casa, enquanto o bebé dorme.
Em seguida estão algumas dicas para voltar à forma depois da gravidez: 
1. Amamente sempre que possa. O acto de amamentar leva a um grande gasto de energia, fazendo com que o corpo consuma algumas gorduras e queime calorias (até 600 por dia).
2. Depois do nascimento do bebé é importante deixar o organismo bem hidratado para uma boa produção de leite e também para manter a forma física. Beba, se possível, dois litros de líquidos por dia: água, infusões, chás, sumos ou tisanas. O chá verde, por exemplo, ajuda não só a reidratar o organismo, como a “queimar” algumas gorduras.
3. Evite alimentos ricos em açúcares, como doces e outras guloseimas em geral, e alimentos ricos em gorduras, como fritos, refeições do tipo fast-food, molhos gordos e salgadinhos. Estes alimentos são muito calóricos, nada nutritivos e só ajudam a acumular mais gordurinhas.
O chá verde ajuda não só a reidratar o organismo, como a “queimar” algumas gorduras.
Interessante: 
Pensando em melhorar a qualidade dos passeios com seu bebe. Uma dica super pratica e essa maleta que quando aberta vira uma caminha muito fofa. A bolsa ainda conta com espaco para mamadeiras e coisas basicas.
















Ferias: Mudanca na rotina dos pequenos: 


Em época de aula, você faz o maior esforço para manter uma rotina que facilite o dia a dia da sua família. Dormir no horário certo, acordar cedinho, ter um tempo para fazer as lições de casa, horário pra tomar banho... A gente sabe como é. Já nas férias, é difícil de manter os horários e tudo sob controle. Mas será que precisa?

Segundo Maria Luiza Bustamante, do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é inevitável que nas férias os horários e as atividades sejam mais flexíveis. “A rotina da criança precisa mudar nas férias. Afinal, ela precisa preencher um tempo livre que no período letivo é ocupado pelas aulas”. 

Para a psicóloga, não há problemas em deixar a criança a fazer um pouco mais suasvontades. Vale acordar um pouquinho mais tarde, alterar os horários das refeições - desde que ela se alimente bem -, brincar até mais tarde. Com isso, você também não precisa se preocupar. 

Mas se a mudança na rotina das crianças acontecer somente em relação aos aparelhoseletrônicos, como televisão, videogame e computador, é hora de negociar. É quase inevitável que seu filho passe algumas horas a mais na frente deles, é fato. O importante, segundo Maria Luiza, é que estimular as crianças  fazerem atividades físicas e controlar o tempo e o conteúdo do que elas estão acessando ou assistindo. “Criança precisa fazer atividades fora de casa. Precisa brincar, correr e pular”. 

Para quem tem a agenda cheia – já que as férias das crianças nem sempre batem com as suas – a dica da psicóloga é revezar os dias de passeio com pais de amigos (um dia você vai com o filho deles, outro dia eles levam os seus). Você também pode combinar com parentes e deixar seu filho passar alguns dias com eles. Se a sua família mora longe, existem os acampamentos, que também são ótimos opções dependendo do perfil da criança. O que importa é mantê-la ativa!
Usar ou nao a "Coleira" na seguranca do bb: 


Voces ja viram aqueles acessorios que seguram as criancas pelo peito entao existe vairos pros e contras por isso ai vai a opniao de especialistas talvez ajude alguem :)
Segundo a psicóloga clínica Carmen Alcântara, de São Paulo, crianças muito pequenas realmente não têm noção de perigo, e impor limites nem sempre é fácil. Se a criança tiver até por volta de 3 anos, for muito agitada e ainda não conseguir respeitar suas orientações, a coleira pode ser uma alternativa em ocasiões pontuais (como em locais cheios demais), diz Carmen. "Mas isso não significa que ela pode desligar a atenção do filho", afirma. 

Já Quézia Bombonatto, psicopedagoga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), reforça que, quando os pais pensam em encoleirar a criança, devem se questionar por que estão fazendo isso. "É hora de se perguntar por que não estão conseguindo fazer o filho obedecer e como fazer isso da melhor maneira possível". Além disso, Quézia acredita que o uso do acessório pode interferir nodiálogo com os filhos. "A criança tem que aprender a lidar com o comando da mãe. Os pais têm de impor limites e explicar o que pode acontecer se ela sair de perto deles", diz. 

Curiosidade sobre a gravidez: 
Estava com varias curiosidades sobre a gravidez e acredito que algumas mulheres tenha as mesmas que eu por esse motivo resolvi pesquisar um pouco e o resultado e esse, espero que voces gostem. Uma coisa que me intrigou foi o fato de que coisas que antes eu amava (tipo cappuccino agora nossa nao posso nen ver, so o cheiro nossa fico louca).... outras que eu nao ligava tanto (como legumes) tenho vontade de sentar e comer desesperadamente. Fora aquelas sessacao estranha de estar bem e derepente bater uma vontade de comer um bife enorme com salada e fritas que da ate agua na boca. E quando vai comer... surpresa so come um pouco e nao quer mais ver por um bom tempo. Isso era algo que me deixava louquinha. Mas como para tudo existe resposta.
sede e fome E nossa eu sinto muita... mas muita mesmo. E para minha surpresa e normal. Com o aumento dos hormonios e a temperatura corporea bem como a perca de liquido em exesso pela urina. Faz com as gestantes sintam mais sede do que antes.
A fome, o apetite, a sede e a salivação aumentam durante a gestação. Pode haver perversão do apetite, que é a vontade de comer substâncias não convencionais como terra, giz, argila, carvão, etc. Por outro lado pode ocorrer aversão a certos alimentos. Os episódios de vômitos e os desejos de comer alimentos específicos podem estar relacionados às ações da gonadotrofina coriônica humana, produzida na placenta. Ou seja a gestante em geral sente vontade de comer determinados alimentos quando em seu organismo existe a carencia da substancia provida por aquele alimento. Eu por exemplo sinto muita vontade de comer carne, coisa que nao era muito fa antes. Isso signica que meu organismo esta precisando da proteina contida nesse alimento.
Azia: Queixa de 30 a 50% das grávidas, pode aparecer durante a gravidez, pela compressão e alteração da posição do estômago. Fracionar as refeições, diminuir a quantidade, não deitar logo após as refeições e elevar a cabeceira da cama, são as recomendações.
Ondas de Calor :Ocorre um aumento da circulação cutânea, particularmente nos antebraços, mãos e pés. As mãos são pegajosas, e com freqüência a grávida queixa-se de calor, pois a temperatura cutânea se eleva.
Estrias: Aparecem geralmente após o 6o. mês, são inicialmente vermelhas ou violáceas, com o tempo se tornando brancas; após a gestação, dificilmente desaparecem. Geralmente a região abdominal é a mais acometida, porém podem aparecer nas mamas, flancos, região lombar e sacra. A aplicação de cremes próprios, em massagens circulares auxiliam na prevenção das estrias.
Acne e Hipertricose: O aparecimento de acne durante a gestação é comum. A hipertricose geralmente é discreta, porém algumas vezes pode se apresentar em excesso e com distribuição masculina. As unhas crescem numa velocidade maior, porém tornam-se quebradiças. O crescimento dos cabelos se acentua durante a gravidez, porém no puerpério é comum sua queda.

Desenvolvendo intelectual do bebe 

Converse com o bebê durante as trocas de fraldas, no banho, na hora de comer, durante as brincadeiras, passeios, e mesmo no carro, usando sempre a linguagem dos adultos
Dê bastante aconchego ao bebê : carregue-o sempre, abrace-o, e tenha bastante contato físico (pele com pele), para estimular um senso de segurança e bem estar no bebê
Preste atenção ao humor dele. Aprenda a "decifrar" suas manifestações: atenda-o quando estiver irritado e compartilhe com ele os momentos em que ele estiver contente
Estimule o bebê a brincar com blocos, que ajudam a desenvolver a coordenação entre as mãos e os olhos, a atividade motora e o senso de competência
Se você fala outro idioma, use-o em casa
Leia para ele todos os dias
Adapte sua casa para se torne um ambiente seguro quando o bebê começar a engatinhar ou a andar
Evite ao máximo submeter o bebê a situações estressantes ou traumáticas (físicas ou psicológicas)
Brinque de esconde-esconde para desenvolver a memória do bebê
Faça com que o bebê veja outras crianças com os respectivos pais
Passe um tempo sentado no chão brincando com o bebê todos os dias
- Dê a ele brinquedos educativos e apropriados à idade dele, mas que sejam também seguros
Ensine o bebê a fazer "tchau" com as mãozinhas e a balançar a cabeça para dizer "sim" e "não"
Respeite o bebê quando ele não se sentir à vontade na presença de pessoas estranhas
Certifique-se de que as outras pessoas que cuidam dele entendam a importância de desenvolver um relacionamento baseado em amor e bem estar para o bebê, e também de que lhe dêem atenção e cuidados constantes.

Acidentes em casa e agora????

Acidentes acontencem e nessa hora e um drama seja dos mais simples aos mais complexos. Por isso vai a dica.
AFOGAMENTO

Ao deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança fique submersa;
Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência;
Sair para atender a porta da frente: uma criança submersa na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro.
O QUE FAZER
Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos.
Conserve a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrada com algum dispositivo de segurança “à prova de criança” ou mantenha a porta do banheiro trancada;
Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos. Nunca deixe as crianças, sem vigilância, próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água;
ATROPELAMENTO
Não permita que uma criança menor de 10 anos ande sozinha pela rua. A supervisão de um adulto é vital até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito. Segure sempre sua mão, firme, pelo pulso, enquanto estiverem caminhando na rua;
Entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas ou estacionamentos não são locais seguros para a brincadeira da criançada;
BICICLETAS, SKATES E PATINS
Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos é a lesão na cabeça, que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única medida de segurança pode reduzir este risco, incluindo a possibilidade de traumatismo craniano, em até 85%.
BEBÊS
A maioria das queimaduras com bebês, especialmente entre as idades de seis meses a dois anos, é causada por comidas e líquidos quentes derramados na cozinha. A água quente da pia e da banheira é também responsável por muitas queimaduras em crianças; essas tendem a ser mais graves e cobrem uma porção maior do corpo do que as ocasionadas por outros líquidos quentes;
Sempre teste a temperatura da água do banho, usando o dorso da mão ou o cotovelo, movimentando a água de um lado para o outro para misturar toda a água quente com a fria.
Instale telas ou grades nas janelas e sacadas. Nunca coloque berços ou outros móveis próximos de uma janela;
QUEDAS
Crianças devem ser sempre observadas quando estiverem brincando nos parquinhos. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo com altura superior a 1,5 m. Verifique se os brinquedos estão em boas condições e se são adequados à idade da criança. O piso deve ser de absorção para a queda, como gramas, areia e borrachões com espessura acima de 3 cm;
O uso de andadores não é aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Além de comprometerem o desenvolvimento saudável da criança, podem causar sérias quedas;
Mantenha uma mão segurando o bebê durante a troca de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo.
Tintas comestiveis


Quando as criancas comecam a pintar uma preocupacao fica na mente das maes. E se ele comer a tinta?????
Pensando nisso ai vai umas receitasde tintas comestiveis.

Tinta comestível de chá ou café

saquinho de chá ou café solúvel

água

Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.

Tinta comestível de gelatina

pó para gelatina

água

Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência de uma tinta mais cremosa. Utilize para pintar com os dedos ou com um pincel sobre papel brilhante. É uma tinta ótima para esfregar e se lambuzar.

Tinta comestível de farinha

farinha de trigo

água

corante alimentício

Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.

Tinta comestível de Maizena

amido de milho (maizena)

água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas

Amamentacao

A amamentação no peito traz outros benefícios além de proteger o bebê contra doenças e evitar que seja desnutrido ou obeso. De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, também pode diminuir o risco de a criança apresentar problemas comportamentais anos depois.
A conclusão levou em conta dados sobre o desenvolvimento dos bebês que foram alimentados com leite materno e dos que receberam o alimento pronto desde o nascimento até os quatro meses de idade. Analisando informações de 9.500 mães e filhos, cientistas descobriram que, aos 5 anos de idade, apenas 6% dos pequenos integrantes do primeiro grupo mostravam sinais mais evidentes de comportamentos como ansiedade, hiperatividade ou costumavam mentir. Já entre os que consumiram leite pronto desde o nascimento, o índice chegou a 16%.
Entre os bebês que nasceram aos 9 meses, 29% receberam leite materno contra 21% entre os prematuros.
Entre as possíveis explicações para o resultados estão a falta de determinados componentes do leite materno nas fórmulas prontas ou o maior contato com a mãe durante a alimentação nos primeiros meses.
A líder do estudo, Maria Quigley, disse ao jornal Daily Mail que essa constatação pode não ser um resultado direto do aleitamento, mas sim de uma série de fatores. A publicação Archives of Disease in Childhood divulgou esses dados.
Vale lembrar que, recentemente, um levantamento da mesma universidade em parceria com a Universidade de Essex, também da Inglaterra, indicou que a amamentação pode tornar o filho mais inteligente.

Sono junto x separado: Co-sleeping
Muito se fala sobre o sono do bebe, o que e melhor, como e melhor. Muitos piscologos afirmam que e necessario deixar o bebe dormir separado dos pais. Pois a qualidade de sono e melhor, nao a interupcao do sono, autonomia e etc.
Eu particularmente sou defensora do co-sleeping. Conta minha mae que sempre foi a favor do co-sleeping, que necessariamente nao precisa ser na mesma cama. Eu por exemplo dormia em um berco proximo a ela. E o mais interessante e que me lembro de acordar  a noite e procurar pela mao dela, que justamente estava sempre ali. O tempo passa e as criancas crescem mas devo admitir que ate hoje quase 30 anos depois ainda sinto a mesma coisa quando vou dormir a sensacao de seguranca. 
Os bebés dormem melhor. No site do reconhecido pediatra William Sears, foi publicado um artigo que aponta os principais benefícios, a nível de saúde e de desenvolvimento, do co-sleeping.
Os bebés que dormem com os pais adormecem mais facilmnente e dormem melhor. Adormecer nos braços da mãe ou do pai é um prazer e dá ao bebé a noção de que o sono é bom e desejável. Por outro lado, quando está na transição do sono profundo para o sono leve, o que o faz acordar várias vezes durante a noite, a presença dos pais, fá-lo sentir-se seguro para voltar a entrar no sono profundo. Ou então talvez precise de mamar um bocadinho e rapidamente voltar a dormir. Nem a mãe nem o bebé chegam a acordar completamente, ou seja, descansam mais e melhor.

As mães dormem melhor Mães e bebés entram em sincronia nos seus ritmos de sono. Há mães que relatam como acordam exactamente antes de o seu bebé abrir os olhos. Pelo contrário, mães que dormem em quartos separados relatam como acordam abruptamente com o choro do bebé. A mãe não acorda aos primeiros movimentos do bebé e este tem de acordar completamente e chorar bem alto para que o ouçam. Depois de o bebé voltar a dormir a mãe está completamente acordada e tem muitas vezes dificuldade em voltar a adormecer. Perde muito tempo de sono e de manhã está exausta. Muitas noites assim, com despertares abruptos e repentinos de estados de sono profundo, levam à situação em que muitos pais se encontram de privação do sono e exaustão. Facilita a amamentação

As mães que amamentam sabem que dormir com os bebés é a forma mais fácil de o fazer. Os bebés voltam a entrar facilmente no sono profundo depois de mamar ¿ nem chegam a acordar - e as mães, não tendo de sair da cama, levantar-se, também ficam menos despertas. Tal como os bebés voltam a entrar facilmente no sono.

Compensa o tempo em que estão separadosTrabalhando o dia inteiro longe dos bebés, dormir com eles de noite é uma forma de voltarem a estar unidos e compensarem o tempo em que não puderam tocar-se durante o dia. A mãe descontrai mais e o bebé também. 

Os bebés crescem mais

Depois de trinta anos de observação em consultório de famílias que praticam o co-sleeping, Sears afirma que os bebés crescem mais não apenas em tamanho, mas atingindo todo o seu potencial de crescimento, tanto a nível físico, como emocional e intelectual. Talvez seja o toque, pele com pele, que estimula o desenvolvimento. Ou talvez as mamadas extra... já que estes bebés mamam mais do que os que dormem em quartos separados. 

Reduz os riscos de Síndrome da Morte Súbita  

A segurança é uma das razões que leva muito pais a deitar o bebé no berço ou noutra cama. Porque há o medo de sufocar o bebé. Mas os mais recentes estudos apontam para o contrário: bebés que dormem com os pais estão menos sujeitos à Síndrome da Morte Súbita. As excepções são: pais fumadores ou que consomem bebidas alcoólicas.

Uma opção para quem quer ter o bebé junto a si de noite, mas com mais espaço é baixar uma das grades da cama do bebé e juntá-la à cama de casal. Assim é fácil tocar no bebé e puxá-lo para si para mamar, mas existe mais espaço e o sono pode ser mais tranquilo. 

Bebés e pais ficam mais ligados 

É outras das observações do pediatra. Na sua base de dados «Crianças que crescem bem, o que fazem os pais» o co-sleeping é muito frequente. A vinculação torna-se mais forte e evidente.

Para terminar, o especialista alerta para o facto de o co-sleeping não ser uma regra. Tem benefícios mas é apenas uma opção. Aos que têm medo que os bebés fiquem tão habituados que depois nunca mais queiram ir para o quarto deles, diz: «Os bebés vão deixar a cama dos pais naturalmente tal como deixam de mamar. Normalmente isso acontece por volta dos dois anos.
A hora do Banho

Essa e uma duvida minha.. na verdade diria que um dos meus medos e a hora do banho e claro o cordao umbilical. 

Mas o banho e algo que realmente me deixa meio de pe atraz tambem. Quando eu posso dar banho se tiver frio? Ta muito quente ou nao?? 
A temparatura já começou a cair e durante os dias mais frios os cuidados com a saúde do seu bebê devem ser redobrados. Na hora do banho mais ainda! Nessa época do ano eles ficam mais susceptíveis às viroses e problemas causados pelas temperaturas baixas, como gripes e resfriados. Para te ajudar a cuidar do seu bebê e afastar os riscos de doenças, vamos dar dicas do melhor horário para o banho, como preparar o ambiente, qual a temperatura ideal da água e muito mais.
Primeiro você deve saber que independente da temperatura, o banho do bebê deve ser diário, inclusive a cabecinha precisa ser lavada todos os dias. Não fique com pena e “pule”  o banho de vez em quando, o frio não é motivo para privar os bebês do banho. Você deve se preocupar com o tempo que o banho vai durar. Nada de banhos longos, e o mais aconselhável é não levar brinquedinhos para distrair o bebê. Nada que prolongue a permanência da criança na água ou molhada é bem-vindo. Antes de colocá-lo na banheira, providencie tudo que será necessário usar após o banho como roupinhas, toalha de banho, produtos como cotonetes, algodão, óleo corporal, fraldas descartáveis, etc, desta forma o bebê não ficará muito tempo exposto ao frio.
O banho do bebê começa pela cabeça, depois o rosto, em seguida o tronco, abdome, região genital, pernas e pés. Para saber se ele está sentindo frio, observe as mãos e os pés, que ficam roxos, e a face pálida. Nesse caso, acelere o banho, enxugue bem e vista a criança o mais rápido possível, começando pela parte de cima para que o tórax fique aquecido.
Qual a melhor hora do dia para o banho do bebê?
O ideal é que o bebê não tome banho depois de ter sido alimentado para evitar enjôo e mal estar. Após a amamentação, espere duas horas para dar o banho. Nos dias mais frios evite a parte da manhã e da noite, quando as temperaturas ficam mais baixas. O recomendado é no começo ou no meio da tarde. Obeserve se seu bebê está disposto, se ele apresentar sonolência, ou se as extremidades, como mãos e pés, estiverem frios e os lábios arroxeados, o banho deve ser adiado. Caso isso aconteça, mantenha a cabeça do seu bebê bem aquecida.  
Qual a temperatura ideal da água?
A água não pode ser muito quente mesmo estando frio lá fora! Não aumente a temperatura da água para compensar o frio, isso pode causar queimaduras na pele sensível do seu bebê. O ideal é manter a água morninha, levemente quente. Para saber se a água está morna, mergulhe o cotovelo. Como nessa região do corpo a pele é mais fininha, você vai sentir se a temperatura está boa. Se estiver agradável para você, estará para seu filho. Se a temperatura da água estiver mais quente que o ideal, a pele do bebê vai dar logo sinal ficando vermelha. 
Aqueça o ambiente.
Deixar o lugar bem aquecido é fundamental para evitar que o bebê leve um choque de ar frio, após a saída do banho. Feche todas as portas e janelas para impedir a entrada de vento gelado. Se você tiver aquecedor elétrico, vale aquecer um pouquinho o ambiente antes de tirar as roupas do seu filho.



A vida escolar e voce

Depende de você como fazer de seu filho uma história de sucesso” é o livro escrito pela especialista em Educação e comentarista do RJTV, Andrea Ramal com dicas para os pais e educadores sobre temas como hábito de leitura, gosto pela matemática, bullying, notas baixas, motivação. E assim ajudá-los a guiar os filhos para uma história de sucesso.
Pesquisas mostram que o envolvimento dos pais com a vida escolar dos filhos faz uma enorme diferença no seu sucesso. Partindo da premissa que uma pessoa bem sucedida é aquela capaz de tocar o seu projeto de vida unindo conhecimento, equilíbrio pessoal e felicidade, Andrea defende a ideia de que o sucesso de uma pessoa pode até depender de muitos fatores, entretanto, presença dos pais envolvidos na vida escolar dos filhos é o diferencial “Só educação não basta; mas uma educação de baixa qualidade, com pais pouco presentes, e falta de afeto e de diálogo em casa, são fatores de risco.” Afirma a autora em seu blog.
O livro serve para todos os pais que tenham filhos entre a pré escola, antes dos 6 anos, até o ensino médio. Nele os pais encontrarão além dos temas já citados um guia prático para saber se seu filho tem bons professores, se a escola é justa na avaliação, um check list com critérios para ajudar a selecionar a escola do filho, testes sobre a educação dentro de casa, bem como sobre os estímulos que pais dão à formação do filho, além de orientação para distúrbios como dislexia e hiperatividade.
Cordao umbilical o que fazer?

A higienização bem feita em casa acelera a queda do coto. A mãe precisa manter a região seca e limpa para que entre 10 a 20 dias após o nascimento, o coto caia deixando essa marca que todos nós temos: o umbigo. Que nada mais é do que uma cicatriz. Para que isso ocorra tranquilamente, o local em que o coto está inserido na pele deve ser higienizado pelo menos, 3 vezes durante o dia, mas também a cada troca de fraldas e ao dar banho na criança.
Para fazer a limpeza do coto umbilical utiliza-se álcool a 70% e uma haste flexível. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de começar a limpeza. O álcool evitará a proliferação de bactérias, desidrata o coto mumificando-o e facilita a queda. É aconselhável passar um pouco de álcool ao redor do umbigo na barriguinha, principalmente na troca de fralda. Em seguida levante delicadamente a ponta do coto e passe a haste na base fazendo movimentos circulares e também em toda sua extensão indo até a ponta. Se durante a limpeza alguma secreção sair, repita todo o procedimento que a haste saia limpa. Por fim, repita todo o procedimento, mas agora com o cotonete seco para secar toda a região e agilizar a cicatrização.
Se o bebê chorar, não se aflija. O coto umbilical não possui terminações nervosas, portanto ele não sente dor. O choro geralmente acontece por causa da sensação gelada causada pelo álcool.
O sangue do cordão umbilical pode ser coletado imediatamente após o nascimento do bebê para o armazenamento das células tronco. É um procedimento simples, cada vez mais comum e não causa nenhum transtorno ou interferência aos procedimentos médicos habituais do parto, seja ele cirúrgico ou normal. Também não trás risco para a mamãe nem para o bebê. Mas deve ser estudado e acordado com o médico ao longo do prénatal. As células tronco do cordal umbilical, por serem muito jovens, tem menor risco de rejeição em transplantes. São células coringas capazes de regenerar todos os tecidos do corpo humano. Além de serem importantes no tratamento de doenças como diabetes, insuficiência cardíaca, leucemias, Mal de Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla entre outras. A gestante que contrata o serviço de coleta leva para a maternidade um kit para coleta do sangue na hora do parto. O procedimento é realizado pelo médico e dura cerca de 5 minutos e podem ser preservados por 25 anos.

Dica de Livro:

Informação, informação e informação. Pensando nesse bombardeio de dicas, notas, matérias e pesquisas que existem, além daquela tia, vizinha, amiga, avó ou mesmo qualquer estranha na rua que não pode ver uma mulher carregando um barrigão que começa a relatar sua experiência sobre gravidez, as americanas Alice Bradley e Eden M. Kennedy, donas de um blog sobre maternidade publicaram o livro: Let´s panic about babies – numa tradução livre: Vamos entrar em pânico sobre bebês.

Hora do soninho

1 - O ritual começa no fim da tarde, por volta das 18h: é hora de desacelerar
2 - Ofereça o jantar por volta desse horário ou três horas antes de a criança ir para a cama. Se os pais não estiverem em casa, outra pessoa pode tomar conta da tarefa. No caso dos bebês, a última mamada deve ser perto das 23h
3 - Evite deixar que as crianças assistam a desenhos de terror ou drama à noite ou joguem games com o mesmo tema. O ideal é que computador e TV não façam parte da mobília do quarto delas 
4 - Duas horas antes da hora da criança dormir, desligue a televisão ou o computador. Em vez disso, que tal brincar com ela? 
5 - Melodias tranqüilas preparam a criança para dormir. Na hora do sono, porém, desligue o aparelho. Ela precisa de um ambiente calmo, sem barulho 
6 - Antes de ir para o quarto, um banho morno ajuda a relaxar 
7 - Se eles tiverem fome antes de dormir,ofereça comidas leves, como um leite com biscoito ou barras de cereal 
8 - A leitura é um bom hábito para toda a família, antes de dormir. Acalma os pequenos e ainda aproxima pais e filhos 
9 - Depois, deixe as crianças no quarto, seja na cama ou no berço, sozinhas. Se reclamarem, os pais podem ficar por ali até que peguem no sono, mas nada de colo. A presença transmite segurança e, como tempo, elas vão aprender a adormecer sem vocês por perto 
10 - O ambiente deve ser silencioso, escuro e fresco 
11 - Além de dar segurança à criança que tem medo de escuro, a luz de cor azul tem efeito calmante. Mas para as que não se importam, o melhor é apagar todas as luzes 
12 - Outra coisa que deixa os pequenos mais tranquilos é o chamado objeto de transição, que pode ser um boneco de pano, bicho de pelúcia ou uma fralda 
13 - Um beijo de boa-noite simboliza que o dia acabou
14 - Essa rotina deve ser seguida diariamente. O ideal é que as crianças sejam colocadas para dormir e acordem sempre no mesmo horário

Colica e Agora?

Até quando elas vão aparecer? 
Esse mal-estar dura em média três meses, o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o mecanismo da digestão. Isso porque aos 3 meses o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, ou seja, 1 ano de vida, se contarmos a vida intra-uterina. É nessa fase que ele deixa de ser um recém-nascido. É por isso que no quarto mês, cérebro e intestinos já se entendem melhor e as cólicas deixam de ocorrer. Foque nisso!

É normal? 
Vale lembrar que não existe um remédio específico para as cólicas do bebê, já que elas não estão associadas a nenhuma doença. São um problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, em desenvolvimento. Agora que você já sabe que é normal, procure ficar calma (OK, a gente sabe que é difícil). Isso porque a sua ansiedade pode deixar o seu bebê agitado, o que só vai piorar a situação.

Como aliviar as cólicas? 
Além da tranquilidade dos pais, colo, massagem e carinho são fundamentais para acalmar o bebê na hora do choro. Deite-o de bruços e embale-o nos braços. - Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis! - Aquecer o local traz conforto. Esquente um pano a ferro ou opte por uma bolsa de água quente. Tome cuidado para não esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança. Envolva-a em um pano. Em lojas de artigos para bebês há bolsas térmicas de gel.- Fique com o seu filho em um ambiente aconchegante, à meia luz e, se puder, coloque uma música relaxante. - Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la, pois a sucção estimula as contrações intestinais, o que agrava as dores. - Massagens na barriga ajudam a soltar os gases. Passe a mão com um pouquinho de óleo de bétula ou de amêndoa, em movimento circulares. Isso aquece o local e acalma o bebê. - Exercícios com as pernas também contribuem para diminuir as dores e soltar gases. Deite o bebê de costas e flexione as suas perninhas sobre o adbome. - Caso as cólicas continuem intensas, consulte o pediatra.


Bebes Bilingues

Um estudo realizado com bebês pelo Instituto de Ciências do Cérebro e Aprendizagem da Universidade de Washington (EUA) mostrou que aqueles que tiveram contato com dois idiomas precocemente tinham mais capacidade de aprendizagem linguística em comparação com as demais crianças. Segundo a pesquisa, a partir do primeiro ano de vida, os bebês passam a ter menos facilidade para aprenderem outro idioma. Já os que crescem em um meio bilíngue tem esse tempo de facilidade aumentado. 

Para Paulo Breinis, neuropediatra do Hospital Infantil Sabará (SP), a ciência ainda não sabe com precisão de que forma o fato de ser bilíngüe atua no aprendizado da linguagem, mas é sabido que uma criança que aprende dois idiomas desde cedo tem uma capacidade maior para aprender línguas no geral, além de guardar para o resto da vida os ensinamentos. Segundo Patricia Kuhl, coautora do estudo "o cérebro bilíngue é fascinante, já que reflete as capacidades dos seres humanos para o pensamento flexível. As crianças bilíngues aprendem que os objetos e eventos no mundo têm dois nomes”. Outro ponto interessante, salienta Breinis, é que uma criança que sabe duas línguas, mesmo que passe por um período sem contato com o segundo idioma, voltará rapidamente a falar se estimulada. “A criança guarda esse aprendizado na memória de armazenamento, que é onde ficam os saberes antigos. E a qualquer momento ela pode acessar esse conhecimento”, explica o neuropediatra. 

Já com relação à alfabetização bilíngue, é preciso um pouco de ponderação. “Nem sempre funciona para todas crianças da mesma maneira”, diz Antonio Carlos de Farias, neurologista infantil do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Segundo o especialista, a exposição precoce de bebês à língua falada só traz benefícios, como atestou a pesquisa norte-americana, porém a linguagem simbólica (leitura e escrita) requer mais cuidado. “Ser alfabetizado em mais de uma língua ao mesmo tempo requer umamaturidade cerebral que algumas crianças não têm – o que gera uma dificuldade de aprendizado, em temas como ortografia e interpretação.” Por isso, incentivar desde cedo o domínio de uma outra língua, por meio da oralidade, é até válido, mas é preciso atenção na hora de matricular o seu filho em escolas bilíngues.


Tecnologia ajuda os pais


Divulgação
Banheira inteligente

A nova criação da 4Moms ajuda os pais a prepararem adequadamente o banho dos filhos. Com um sensor acoplado na banheira, o produto verifica se a água está muito fria ou muito quente. Ela ainda permite a entrada de água limpa enquanto elimina a suja. E, com as suas formas diferenciadas, acomoda o bebê com o conforto.




 Divulgação


Decodificador de choro 

Cry Analyzer promete identificar o que significa cada choro do seu filho. O decodificador tem cinco ícones que, por meio da fala, indicam se o bebê está entediado, aborrecido, com fome, cólica ou sono.



 Divulgação


Para as mães de primeira viagem


Ter o primeiro filho é sempre um desafio para as novas mães. Para ajudá-las, a Itzbeen Baby Care Timer funciona como uma espécie de calendário, que diz os cuidados necessários com a criança a cada hora do dia. O produto informa quando é preciso trocar de roupa, comer, dormir, entre outras atividades.


 Divulgação


Mamadeira do futuro 

Você sempre fica em dúvida se o leite da mamadeira está muito quente? Os designers japoneses inventaram uma solução para esse problema. A Baby’s Bottle mostra com carinhas divertidas se a temperatura do leite está correta ou muito quente (acima de 45º). O produto ainda não está disponível nas lojas brasileiras, mas pode sem importado pela Amazon.

Cd For The New Arrival
Todos dizem que musica acalma as criancas e eu achei isso super util tem coisa que assusta mais uma mamae de 1 viagem do que o bebe nao dormir tranquilo.
Pois o cd acima sitado promete que o sono vai ser tranquilo, isso porque de fundo nas musicas esta gravado o barulho que o bebe ouve no utero da mae. achei massa de mais 


Não, não pode.” Depois de termos ouvido tantos “nãos” quando crianças, voltamos a escutá-los, agora, adultas, na gravidez. Se você ainda não engravidou, prepare-se. Um dos primeiros vai ser: não, nem pense em tomar qualquer tipo de remédio sem falar com seu médico antes, mesmo os que você sempre usou. A ciência ainda desconhece os efeitos que a maioria deles poderia causar durante a gravidez. Por isso, a recomendação é evitá-los.  :)






No comments: