Saturday, March 12, 2011

HJ VOU POSTAR ALGO PARA OS CASAIS PENSAREM .......... QUEM SABE AJUDE ALGUEM

li essa materia hj de manha no portal da revista Caras escrita por Leniza Castello Branco , e achei interessante postas. Quem sabe nao ajude alguem :)......

Seu amor é chantagista? Pois você pode estar colaborando para isso.


A chantagem emocional é comum até entre casais que se amam. Existem pessoas que se utilizam dela intencionalmente, claro. Mas muitas vezes o chantagista não tem consciência de que manipula o parceiro. Este, por medo de contrariá-lo, acaba cedendo e, desse modo, lhe dá carta branca para agir sempre da mesma maneira quando pretende alguma coisa.


Leniza Castello Branco
A chantagem emocional é definida pelo dicionário Houaiss como atitude ou dito com segundas intenções cujo objetivo é atingir alguém afetiva e/ou emocionalmente para alcançar o que se deseja. Ocorre no dia-a-dia de muitos casais, até mesmo daqueles que pelo menos teoricamente se amam.

Claro que há quem se utilize da chantagem de maneira intencional, premeditada. Mas muitas vezes o chantagista não tem consciência de que manipula o companheiro. É sua forma de agir e ela se torna habitual.

Mas o chantageado também é responsável pelo modo como o outro se comporta. Muitas vezes ele não tem coragem de enfrentá-lo. Cede e, assim, estimula a continuar agindo de tal forma. Por isso o chantagista em geral não muda; se consegue o que quer, para que mudar? O chantageado é quem precisa mudar.

Os métodos usados pelo chantagista podem ser: retirar o amor ou a atenção; ignorar o outro; ficar vários dias sem falar com ele; ter ataques de raiva a toda hora; não querer sexo; usar de agressões físicas; e, se o casal não mora junto, pode desaparecer ou ficar sem telefonar.

Geralmente o chantagista é mais egoísta, mimado e o outro, mais generoso e responsável. Mas como saber o que é ou não chantagem ou se ambos são mesmo egoístas e insensíveis? O adepto da chantagem se queixa muito e sofre quando é contrariado. Se o parceiro resolve separar-se, ele diz: "Se você me deixar, vai ficar sem nada. Eu vou tirar seus filhos". Outra frase típica de chantagista: "Se você se separar de mim, vai acabar com a minha vida". Quando a mulher que sempre foi dona de casa resolve trabalhar fora e o marido é um chantagista, com certeza ouvirá: "Se você fizer isso, vai prejudicar as crianças".

Na hora em que um dos dois quer carinho, se insinua sexualmente, e o outro não quer, pode dizer com delicadeza que não é o que deseja naquele instante e o rejeitado deve se conformar. Se provocar uma briga por isso, se ficar emburrado, claro que está chantageando. Quando o parceiro faz o que o outro pretende, dá-se uma trégua, mas se precisar vai se utilizar de novo o recurso que funcionou.

Em geral o chantagista não tem atitudes sensatas. Também não sabe ser prático e direto. Ele se coloca no centro de tudo e, assim, jamais expressa consideração pelos sentimentos e desejos do outro.

Todo casal deve estabelecer seus limites e mostrar que há algumas coisas que não são aceitáveis. Não se pode ceder por medo, por exemplo. Quando há um impasse, o ideal é que os dois conversem sobre a crise, um perceba os sentimentos do outro e aceite que é responsável pelo que ocorre também. Sem ameaças ou punições. Quando ocorre uma traição, por exemplo, e passada a tempestade o parceiro decide perdoar, porque considera a relação importante, pode até se mostrar triste durante algum tempo, mas não deve ficar o tempo todo acusando o parceiro, lembrando o que ocorreu e dizendo que perdeu a confiança. Se perdoou, deve pôr um ponto final na história, não fazer chantagem, se aproveitando do fato para agredir.

O mais importante em tudo é a pessoa ser flexível, não ter uma única opinião, não se considerar dona da verdade, perceber que talvez o outro tenha razão, se interessar pelos motivos dele. Quem ama de verdade está disposto a entender e até a mudar para agradar seu amor. Mas para tudo há limite.


No comments: